Geriatria — Prática Clínica Baseada Em Evidências — Volume 1

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O conceito da Geriatria tem início em 1909 nos Estados Unidos, como especialidade para cuidar de idosos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Geriatria é fundada em 1961, no Rio de Janeiro e é afiliada como especialidade em 1969 pela Associação Médica Brasileira. No início, teve pouca atratividade para especialistas, por diversos motivos. À medida que as universidades incorporaram a disciplina em seus programas de graduação, especialização e residência médica (1981) nota-se um nítido crescimento do interesse na especialidade, cria-se um ambiente propício para a geração de conhecimento, estudos, pesquisas clínicas e consagração da especialidade integrada à Gerontologia.
O cuidado da população idosa deixa de ser feito exclusivamente por especialistas como cardiologistas, pneumologistas, endocrinologistas e outros, que também tinham pacientes senis e passa a receber um olhar mais acurado como prevenção e promoção de saúde, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.
O Hospital Sírio-Libanês foi privilegiado por ter em seu corpo clínico, referências nacionais na especialidade, que nos desafiaram e nos apoiaram a construir a melhor estrutura para oferecer atendimento na especialidade. Cabe aqui ressaltar o papel dos Professores Wilson Jacob Filho e José Antonio Esper Curiati que transmitiram conhecimento, formaram e agregaram profissionais.
Assim, criou-se o Núcleo de Geriatria, o Pronto-Atendimento Geriátrico, o primeiro e único na América Latina com o selo da Geriatric Emergency Department Accredita-tion, a pós-graduação em Geriatria e a produção científica com trabalhos e livros, incluindo o Manual de Emergências Geriátricas.
O livro Geriatria, prática Clínica baseada em evidên-cias, tendo como editores Kelem Negreiros, Luiz Antonio Gil Junior e Pedro Kallas Curiati, além de dezenas de autores, com certeza contribuíra para compartilhar conhecimento de qualidade, não só para geriatras, mas para acadêmicos, residentes, pós-graduandos e profissionais de outras especialidades.
A área do conhecimento é um dos pilares estratégicos institucionais e a Geriatria está totalmente alinhada ao nosso Propósito de fornecer vida Plena e Digna.